Como Alimentar Seu Peixe Beta

peixe beta

Alimentar os peixes é sempre um momento de alegria. É muito legal ver os peixinhos já subindo para a superfície quando percebem que vão ser alimentados.

Muitas pessoas começam no aquarismo com um peixe beta, e muitas vezes possuir um beta é apenas um início de uma grande jornada nesse mundo do aquarismo.

Duas das perguntas mais comuns sobre os hábitos alimentares dos peixes beta são quantas vezes você deve alimentar um peixe beta e qual é o melhor alimento para alimentá-los.

Dúvidas como essas mostram a preocupação em manter a saúde e a qualidade de vida de um peixe Beta.

Publicidade

Alimentar da forma correta é muito importante para a saúde do seu peixe. Alimente-os com a comida errada e eles não receberão os nutrientes de que precisam, ou se você exagerar na quantidade de alimentos, isso poderá afetar a qualidade da água do aquário e consequentemente a saúde do seu peixe.

Se você possui um peixe beta, confira nesse artigo as dicas de como alimentar seu peixe beta.

Qual Alimento Utilizar?

Peixes Beta são animais carnívoros, e na natureza eles caçam larvas, insetos e ovos de insetos na superfície da água.

Isso significa que eles preferem alimentos vivos, no entanto, alimentar com esse tipo de alimento pode ser um desafio, já que normalmente tem um valor mais elevado e o alimento precisa ser mantido vivo até ser oferecido para o peixe.

Lembre-se que seu apelido é “Siamese Fighting Fish” (peixe-de-briga-siamês). Eles irão atacar, morder e comer outros peixes já que os vêem como uma ameaça. Isto também significa que eles preferem comer algum tipo de proteína.

Uma alternativa seria um alimento de peixe à base de carne/proteína desidratado/congelado, ou seja, em seu estado conservado sem ser processado.

Você vai encontrar uma grande variedade de alimentos diferentes, tanto congelados como vivos, como por exemplo as Artêmias e Bloodworms.

Alguns tipos de alimentos para peixes Beta incluem:

  • Pellets para peixe Beta: especialmente projetado para peixes Beta. Esse tipo de alimento é encontrado na maioria das lojas de aquarismo. Tenha atenção no uso desse alimento em peixes menores já que alguns pellets são grandes e afundam muito rapidamente e acabam se decompondo na água.
  • Flocos: esse tipo de alimento tem um valor reduzido, mas alguns peixes não costumam gostar.
  • Alimento vivo: você pode utilizar Bloodworms ou Artêmias.
  • Comida congelada: Se você encontrar Bloodworms ou Artêmias nas lojas, compre-as a granel, congele-as em pequenos lotes e descongele-as para alimentação. Alguns criadores utilizam esse tipo de alimento com seus Betas, mas esse processo não é tão prático e pode ter um custo elevado. Algumas lojas já vendem esses alimentos congelados.

Qual a Quantidade que Devo Usar?

peixe beta azul se alimentando

Não exagere na quantidade de comida pois isto pode ter consequências negativas para o seu peixe Beta.

Durante a alimentação recomenda-se um granulado de cada vez, certificando-se de que o peixe consuma cada granulado.

Se qualquer alimento sobrar e não for consumido, você deve remover essa sobra da ração, caso contrário esta sobra poderá afundar e apodrecer no aquário, e com o tempo comprometendo a qualidade da água, criando um ambiente nada saudável para o seu peixe Beta e ainda aumentando o risco de problemas de saúde ao ingerir restos de comida em decomposição.

Restos de comida no aquário cria um ambiente muito insalubre, o que significa que seu Beta poderá ficar doente, a menos que você limpe o tanque e retire todos os alimentos em decomposição, além de trocar a água.

Então ao alimentar seu Beta apenas o suficiente, você estará prolongando a limpeza do aquário ou a troca de água, mantendo a qualidade da água em boas condições e oferecendo uma melhor qualidade de vida para seu peixe Beta.

Publicidade

Outra razão importante pela qual o peixe Beta não deve ser “superalimentados” é a sua tendência para o sobrepeso. Betas gordos têm geralmente uma protuberância visível em torno de suas barbatanas ventrais ou da frente.

Se você está alimentando com pellets, então 2 ou 3 pela manhã e 2 ou 3 pellets de noite deve ser o suficiente.

Com que Frequência Devo alimentar?

Normalmente é indicado um alimento em que seu peixe Beta possa consumir em até 2 minutos, que é o tempo em média necessário para satisfazê-lo.

No caso de Betas Juvenis é indicado a alimentação a cada duas horas. Recomenda-se alimentar peixe Betas adultos de 1 à 2 vezes por dia.

Um peixe Beta adulto, que geralmente é o que você encontra em uma loja de animais, precisa ser alimentado apenas uma ou duas vezes por dia.

Algumas embalagens de alimentos para peixe sugerem que você alimente seus peixes com mais frequência do que 2 vezes, mas isso é só porque eles querem que você compre mais alimentos!

Alguns aquaristas deixam de alimentar seu Beta pelo menos 1 vez por semana, dando uma pausa no sistema digestivo do peixe para se livrar de qualquer toxina acumulada. Normalmente esses aquaristas escolhem o Domingo para essa eliminação de toxinas.

Cuidados com Alguns Tipos de Alimentos

Evite comprar comida de peixe que contém corantes artificiais, especialmente “red 3 dye”, que podem contribuir para um estado mais agressivo e os “Yellow 6 lake” que são consideradas substâncias cancerígenas.

Sendo solúveis em água, corantes em comida de peixe também pode descolorir a água se o peixe for incapaz de consumir o alimento que foi dado.

Alguns flocos de peixe também contêm glúten de trigo muitas vezes adicionado como material de enchimento podendo causar constipação. A constipação pode interferir em a sua bexiga natatória.

Uma nota sobre a opção de alimentos vivos para o seu peixe Beta: Bloodworms podem portar um monte de bactérias e parasitas, e é difícil para lidar com eles.

Então, esse tipo de alimento não é para um iniciante no aquarismo, e saiba que se você optar por esse alimento, você estará incluindo um risco adicional de doença ao seu Beta.

Conclusão

A alimentação do seu peixe é uma etapa muito importante, e saber alimenta-lo corretamente irá ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu peixe Beta.

Agora que você já sabe como alimentar seu peixe Beta, confira os outros artigos relacionados a esse maravilhoso peixe ornamental:

Qual é o alimento preferido do seu peixe Beta? Compartilhe com a gente nos comentários.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Escreva seu comentário

©2024 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta