Lula que Parece um Leitão é Encontrado

visão frontal da lula leitao (helicocranchia pfefferi)

Próximo à ilha desabitada Palmyra, no Oceano Pacífico e a um pouco mais de 1,3 mil metros de profundidade, cientistas marinhos filmaram o Helicocranchia pfefferi, uma pequena espécie de molusco conhecida popularmente como “lula leitão”.

Esse curioso nome é devido a estrutura que ele usa para se locomover expulsando água (sifão), que mais se parece com um nariz de porco.

O animal foi encontrado por pesquisadores que realizavam uma expedição, e o localizaram em uma embarcação fundada pela Ocean Exploration Trust, organização que busca incentivar a exploração científica oceânica.

A expedição, que foi batizada Nautilus, engloba também a Ilha Jarvis e as águas do Recife Kingman (locais remotos pertencentes aos Estados Unidos), além da ilha Palmyra.

De acordo com os cientistas, o “lula leitão” (Helicocranchia pfefferi) possui uma “prega de pele” chamada manto, que possui amônia. O animal adulto da espécie possui um tamanho médio de apenas 100 milímetros.

Esse animal possui um comportamento reprodutivo um quanto curioso, onde fêmeas e machos morrem logo após a desova. Ao se desenvolverem, os ovos se tornam larvas que ficam próximas à superfície do oceano, em uma altitude de no máximo 200 metros.

Conforme ficam mais maduros, os filhotes do “lula leitão” (Helicocranchia pfefferi) se dirigem para as profundezas da zona mesopelágica, que chega até os mil metros de profundidade.

Confira o vídeo:

Curte o conteúdo da Aquaristz? Se inscreva no site para não perder nenhum post! Aproveite esse espaço para compartilhar e aprender mais sobre o aquarismo com a comunidade.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z


0 Comentários

Escreva seu comentário

©2019 Aquaristz

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account