Os 10 Maiores Peixes de Água Doce do Mundo

peixe pirarucu

Muitas pessoas acreditam que o oceano é o único ambiente em que é possível encontrar peixes gigantes. Em sua grande maioria, os peixes marinhos são maiores, mas é possível encontrar peixes gigantes em águas doce.

Confira nesta seleção os 10 maiores peixes de água doce do mundo.

10- Peixe-Espátula Chinês (Psephurus gladius)

peixe espátula chinês

O Peixe-Espátula Chinês era o maior peixe de água doce da China, podendo atingir 7 metros de comprimento. Os maiores espécimes encontrados chegavam a quase 100 kg.

A notícia triste é que o Peixe-Espátula Chinês, um dos maiores do mundo, foi declarado extinto pois não são vistos desde 2003.

Publicidade

9- Siberian Taimen

peixe salmão siberiano

Conhecido também como Salmão Siberiano, o Siberian Taimen é uma espécie de peixe pertencente à família Salmonidae, da ordem Salmoniformes.

Dependendo do lugar geográfico, este peixe pode ser encontrado em cores diferentes, porém normalmente é encontrado em verde oliva na cabeça, combinando com um tom vermelho-acastanhado na cauda.

O peixe Taimen é o maior salmão em todo o mundo. Estes peixes são capturados e registrados normalmente com o peso entre 14 e 30 kg quando estão totalmente em maturidade. O maior Salmão Siberiano registrado é de 104 kg com 2 metros de comprimento, capturado no rio Kotui na Rússia.

8- Peixe-Jacaré (Alligator Gar)

peixe jacaré

Com uma cabeça chata, o Peixe-Jacaré (Atractosteus spatula) pode parecer um jacaré à primeira vista, sendo o maior das espécies Gar. Esse peixe pode crescer mais de 3 metros de comprimento e pesar mais de 150 kg.

Os Gars normalmente são encontrados em lagos no sul dos Estados Unidos, e apesar de sua aparência agressiva, ainda não há ataques conhecidos contra pessoas.

7- Perca do Nilo

peixe perca do nilo

Pertencente à família Latidae de Perciformes, a Perca do Nilo é uma espécie de peixe de água doce nativo do Nilo, Congo, Senegal e rio Níger.

A Perca do Nilo é um dos maiores peixes de água doce do mundo, atingindo em alguns casos, mais de 1,82 metros de comprimento. O maior já capturado pesou mais de 181 kg.

6- Tubarão-Cabeça-Chata

tubarão cabeça chata

O Tubarão-Cabeça-Chata pode viver tanto em água salgada como doce, sendo encontrado em oceanos quentes nas zonas costeiras e em riachos de água doce se profundos o suficiente.

É uma das únicas espécies de tubarão capaz de viver em baixa salinidade. Podem atingir até 3,5 metros de comprimento. O maior peso registrado do Tubarão-cabeça-chata foi de 312 kg.

5- Pirarucu (Arapaima gigas)

peixe pirarucu nadando no aquário

O Pirarucu é um peixe comum na América do sul, principalmente no Brasil. Seu nome se deve a dois termos tupis, “pirá” que significa peixe, e “urucum”, vermelho, devido a cor da cauda.

Os peixes Pirarucu podem atingir a idade adulta medindo até 3 metros e pesar até 330 kg.

4- Bagre (Catfish)

Os bagres (Pangasius gigas) são alimentadores das profundezas do lago. Alguns dos maiores bagres foram registrados com mais de 350 kg. É possível encontrar este peixe em ambientes de água doce, tipicamente em locais rasos de água corrente.

O Bagre de Mekong tem a honra de ostentar o título oficial de maior peixe de água doce já capturado. Pode atingir até 4 metros e pesar até 350 kg. Este peixe é encontrado no rio Mekong que vai da China até o Vietnã e o Camboja.

Publicidade

3- Arraia Gigante de Água Doce (Himantura chaophraya)

arraia gigante de água doce

Pertencente à família Dasyatidae, a Arraia Gigante de Água Doce é um dos maiores peixes de água doce do mundo, chegando a pesar 600 kg.

A Arraia Gigante de Água Doce é nativa dos grandes estuários do sudeste asiático, e infelizmente, seu número vem sendo drasticamente reduzido devido a sua captura indiscriminada, estando em perigo de extinção em algumas localidades.

2- Esturjão-Branco (Acipenser transmontanus)

esturjao branco acipenser transmontanus

O Esturjão-Branco é nativo de vários grandes rios da América do Norte que deságuam no Oceano Pacífico, sendo o maior peixe de água doce dessa região.

Este peixe é conhecido por medir até 6 metros e atingir cerca de 1100 kg. O Esturjão-Branco passa parte de sua vida em águas salgadas assim como os outros membros da família dos esturjões.

1- Esturjão-Beluga (Huso huso)

peixe esturjao beluga

Natural do mar Negro e do mar Cáspio, o esturjão-beluga (Huso huso) é um peixe da família Acipenseridae (esturjões) e líder nesta seleção dos 10 maiores peixes de água doce do mundo.

Se encontram em maior abundância nos rios do sul da Rússia e da Ucrânia, na Europa, e nas águas doces da América do Norte. No início do verão, eles migram do mar para os rios ou para as margens dos lagos de água doce para se reproduzirem.

Crescem durante toda sua longa vida (mais de 100 anos), alcançando tamanhos monstruosos, mais de 6 metros e meio, e 1.500 kg.

O destaque negativo é que o número de esturjões Beluga tem sido reduzido drasticamente devido a pesca intensiva para a colheita das suas ovas para a produção de caviar beluga. Muitos países já possuem leis para sua proteção.

Conclusão

O que achou dos 10 Maiores Peixes de Água Doce do Mundo? Qual desses peixes você gostou mais?

Deixe seu comentário e compartilhe com amigos que também gostam de aquarismo. Se cadastre no site do Aquaristz e crie seu perfil! É muito fácil se cadastrar, e você pode criar álbum de fotos, compartilhar seus contatos, participar de grupos e fóruns, e muito mais!

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Escreva seu comentário

©2021 Aquaristz

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta