Aquapaisagismo: Conheça os estilos de abordar a paisagem no aquário

Você tem um aquário e quer fazer algo diferente com ele? Que tal um trabalho de aquapaisagismo para embelezá-lo e dar uma nova cara para o seu aquário?

Existe uma arte dedicada especialmente em transformar aquários em muito mais do que simples caixas contendo água, pedrinhas e algumas espécies de peixes. Estamos falando do aquapaisagismo, que busca criar extraordinárias paisagens submersas empregando uma série de técnicas e materiais.

Aquapaisagismo é uma técnica que se utiliza de diversos materiais para o desenvolvimento de paisagens dentro do aquário. Normalmente os materiais utilizados são troncos, pedras, plantas, substratos artificiais ou naturais.

No aquapaisagismo há diversas formas e estilos de abordar a paisagem no aquário. Vamos ver algumas delas.

Estilos de Aquapaisagismo

1. Estilo Dutch (holandês)

aquário com estilo dutch (holandês) de aquapaisagismo

Esse estilo vem da Holanda no século XX. O seu método consiste em grupos de plantas crescendo a partir de um foco central do aquário, seguindo a premissa de plantas altas no fundo e plantas baixas a frente.

Apesar de parecer tudo simétrico, a disparidade é recomendada com grupos de plantas de tamanhos diferentes. A coloração e diversidade são pontos fortes na construção da aquapaisagem.

Os troncos e rochas não devem aparecer, portanto a beleza de cada planta deverá estar em maior destaque. Além disso, as plantas deverão seguir um padrão diferenciado de tamanho e cor se comparado com suas vizinhas, exceto as dos fundos e laterais, que devem permanecer o mais natural possível.

Vale lembrar que o tanque deve ter um foco central de cores para obter um layout mais interessante. Também é legal ter um cardume de peixes para enfatizar a beleza das diferentes áreas constituídas em seu aquário.

Esse estilo é difícil, pois necessita de um extenso conhecimento de plantas aquáticas por parte do aquapaisagista.

2. Estilo Nature Aquarium

aquário com estilo nature aquarium de aquapaisagismo

É um dos estilos mais utilizados pelos aquapaisagistas. Apesar de ser mais trabalhoso também é o mais prazeroso, pois é uma obra de arte transformando o seu aquário em uma paisagem natural.

A sua composição com rochas e troncos cria uma sensação de naturalidade juntamente com as plantas que vão crescendo no interior do aquário. Com o passar do tempo essas plantas vão ganhando mais forma e beleza, tornando-se algo incrível de se admirar.

Aqui os peixes são um complemento devido ao seu comportamento, tamanho, cor e forma.

3. Estilo Iwagumi

aquário com estilo Iwagumi de aquapaisagismo

Esse estilo tem sua formação mais ousada com pedras, de forma simples e elegante, juntamente com o compromisso de criar um ambiente natural.

Ao utilizar a pedra como base de criação, o estilo Iwagumi torna-se bastante desafiador e difícil.

O objetivo principal aqui é utilizar pedras na contagem ímpar, criando uma simetria e equilíbrio em um ambiente natural. A utilização de fauna e flora é minimalista, por isso se utiliza plantas baixas.

A utilização de cardume de peixes pode ser utilizada, se passarem a sensação de calma e tranqüilidade.

4. Estilo Jungle – Aquário Plantado (Selva)

aquário com estilo jungle (selva) de aquapaisagismo

O principal objetivo desse estilo é criar uma “selva” dentro do aquário, e para tanto se utiliza de tanques maiores para poder representar.

Para um aquapaisagista iniciante esse estilo poderá ser difícil, mas quando implementado torna-se lindo e magnífico como outros estilos. Aqui não há restrições de quantidade de plantas aquáticas e pode-se utilizar plantas com folhas largas.

Por isso, há uma grande concorrência pela luz e espaço, e é possível utilizar uma grande variedade de peixes.

5. Estilo Biótopo

aquário com estilo biótopo de aquapaisagismo

Esse é um  estilo que mais busca ser perfeitamente igual ao natural. Nesse projeto inclui a fauna e flora, e até mesmo a rocha e tronco.

Esse estilo é o mais fácil de fazer e conservar, pois não precisa de nenhuma investigação maior de como organizar e mantê-lo.

Quando você estiver montando o seu aquário Biótopo faça-o como se fosse um artista, ou um fotógrafo, e corte tudo que pareça desnecessário, mantendo a beleza e a harmonia sempre. Não faça amontoados e seja o mais natural possível.

Vamos competir

Muitos aquapaisagistas gostam tanto do seu trabalho que querem mostrar isso para outras pessoas. Para eles o aquapaisagismo é um trabalho muito prazeroso e de alta concentração, e quanto mais pessoas admirando essa arte melhor.

Por isso, todos os anos existem competições para saber qual o aquário mais lindo do Brasil e do mundo. Essas competições são divididas conforme o estilo de cada aquapaisagista, e recebe inscrições de todo o mundo para participar.

A busca para ficar entre os primeiros competidores é uma motivação extra, e quem sabe você não se anima, faz um jardim dentro do seu aquário e comece a competir.

Conclusão

O aquapaisagismo é muito importante, pois nos permite a identificar a beleza dentro de um aquário, e ao olharmos uma obra de arte feita com tanto trabalho e planejamento, isso com certeza nos emociona.

O objetivo principal do aquapaisagismo é ter um jardim de verdade dentro de um aquário, representando ambientes que a natureza nos proporciona. Ali as plantas são colocadas de forma que cresçam e tornem-se mais lindas ainda com os contrastes entre elas. Tudo é organizado de forma bem estruturada, e em alguns estilos somente plantas de diversos tamanhos e cores podem ser utilizadas para embelezar o aquário.

Já em outros estilos, somente a pedra com poucas plantas baixas podem ser utilizados. Alguns no entanto,  a junção de pedras, plantas e troncos são permitidas, dando uma maior realidade à obra.

Independente do estilo que você escolher trabalhar o aquapaisagismo, temos a certeza que o trabalho final será muito gratificante e belo.

Você gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus amigos. Também faça parte do nosso fórum de discussões, tirando dúvidas e aprendendo muito mais sobre aquarismo e outros assuntos.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

2 Comentários
  1. Fabricio Cestari 12 meses atrás

    Boa noite, me indicaram vcs, e de início já gostei muito do site, gostaria de umas ideias de como montar o paisagismo no meu Aquario, pois vai ter visão para os dois lados

Envie uma Resposta

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Enviando

©2019 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta