7 Dicas para Manter seu Peixe Beta Saudável

Colocar e manter seu peixe Beta num aquário pequeno pode ser uma péssima idéia. Muitas lojas usam estas beteiras ou aquários pequenos pelo fato de que podem estocar uma grande quantidade de peixes à um baixo custo. Portanto, para quem vende, este tipo de aquário é bom, mas não para quem vai criá-los.

Infelizmente os Betas não pertencem e não prosperam em “taças”. Não acredite em tudo que você vê nas lojas. Sempre que tiver alguma dúvida, questione o funcionário da sua loja, pesquise na internet e participe de fóruns de discussões para ter informações mais concretas e confiáveis.

No geral, uma beteira é uma má idéia para qualquer peixe. Aqui estão 7 dicas para manter seu peixe Beta saudável:

1) Tamanho

Aquários pequenos não oferecem espaço suficiente para o peixe nadar e terem qualidade de vida. Peixes beta podem chegar até 7,62 cm de comprimento quando adulto, por isso a importância de se ter um tamanho adequado.

2) Cantos Arredondados

Aquários redondos como o vaso bola, distorce o que o beta vê e podendo desorientá-los. (Imagine você olhando através de uma Beteira Redonda ou vaso Bola. Já notou que fica distorcido?)

3) Amônia

Todos os peixes produzem amônia, o que é muito venenoso para eles em qualquer quantidade. Em um pequeno volume de água, essa amônia pode se tornar intolerável em um período muito curto de tempo, especialmente sem um filtro.

Conheça a importância de se manter a qualidade da água e o perigo que amônia pode causar aos peixes nesse artigo: O Ciclo do Nitrogênio

4) Bactérias Benéficas

Em um aquário maior (para Betas 12L é o mínimo, e 20L ou mais é melhor) as bactérias benéficas conseguem se desenvolver e são elas que convertem a amônia para nitrito (tóxico em si) e em seguida para nitrato (não tóxicos abaixo de 40 ppm) para que o peixe nunca tenha que lidar com a natação em águas venenosas. Este processo de conversão é chamado de ciclo de nitrogênio.

5) Aquecedores / Termostato

Muitas beteiras não são grandes o suficiente para usar aquecedores. Peixes Beta são peixes tropicais e precisam de temperaturas quentes para uma vida saudável, em torno de 75-82°F (24-28 °C) . Os termostatos servem também para manter a temperatura estável, pois temperaturas oscilantes são ruins para os peixes.

6) Filtro

A maioria das beteiras não podem acomodar um filtro devido ao seu pequeno tamanho. Filtros ajudam a limpar a água e proporcionam mais espaço para cultivar as bactérias benéficas para o aquário. Caso você insista em colocar um filtro que encaixe em sua beteira (existem filtros pequenos), isso não deixará espaço suficiente para o seu Beta fugir do movimento forte da água (considerando que a maioria das beteiras costumam ser pequenas), provocando cansaço e estressando seu peixe beta.

7) Tampa do Aquário

Peixes Betas precisam de uma tampa em seu aquário ou beteira. Eles podem saltar até 15,24cm acima do nível da água. Beteiras redondas são muito difíceis de cobrir. Muitas pessoas que têm Betas em tigelas voltam para casa um dia para encontrar seu peixinho no chão.

Depois de tudo isso você pode pensar : “Eu tenho um amigo que tem um Beta em uma tigela/beteira por quase 3 anos e nada aconteceu!”

Ok, isso é improvável porém não impossível. Talvez até tenha algumas situações onde encontrará peixes sobreviventes nestas situações (aquários pequenos, sem filtro, tampa, etc). A questão é: Você quer que eles sobrevivam ou você quer que eles vivam felizes e por mais tempo ao longo de sua vida?

Veja Também

Conclusão

Cuidar do seu peixe é algo que se deve fazer diariamente e da forma correta. Seguindo essas 7 dicas, você irá manter seu peixe Beta saudável e vivendo por muito mais tempo.

Você gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus amigos. Também faça parte do nosso fórum de discussões, tirando dúvidas e aprendendo muito mais sobre aquarismo e outros assuntos.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Envie uma Resposta

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Enviando

©2019 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta