Kinguio: O Guia Completo

peixe kinguio oranda se alimentando no fundo do aquário

Kinguios (Carassius auratus) são peixes populares entre os aquaristas, mas quem está começando nesse hobby nem sempre se atenta para os cuidados necessários que é preciso ter com esse peixe.

O peixe Kinguio, que também é conhecido como peixinho-dourado, é próprio para lagos ou aquários grandes já que não possuem estômago, e isso faz com que busquem por comida o tempo todo, sujando o aquário mais do que outros peixes.

Neste guia completo do Kinguio, irei abordar de forma objetiva os principais pontos desse peixe e como manter e cuidar de um aquário de Kinguios.

História

O peixe Kinguio é uma variedade de uma carpa cinzenta-escura nativa da Ásia oriental e foi domesticada inicialmente na China, sendo posteriormente introduzida no final do século XVII na Europa.

Existe uma grande variedade de tamanho, forma, configuração de nadadeira e cor desse tipo de peixe.

Características

Os Kinguios podem crescer até 59 cm e pesar no máximo 3 kg, mas essas medidas são raras e a maioria não chega a atingir nem metade desses valores.

Eles possuem um corpo esférico, oval e longo, com diversas caudas. Os Kinguios se apresentam em diversas cores, como branca, vermelha, preta, laranja, amarela, cinza, marrom-dourada, e combinações com pintas.

A expectativa de vida do peixe Kinguio é cerca de 30 anos em lagos, e de 10 anos em aquários.

Vamos conhecer mais sobre o peixe Kinguio:

Comportamento

O peixe Kinguio possui comportamentos que derivam da carpa nativa, tanto comportamentos de grupos como individuais.

Essa espécie de peixe possui comportamentos variados de alimentação, reprodução e comportamentos que os ajudam a fugir de suas presas, aumentando o sucesso de sua sobrevivência.

Os Kinguios convivem muito bem entre si, e apenas em raras exceções eles se atacam. Podemos dizer que o único momento em que eles podem ter algum atrito entre si é no momento de alimentação quando competem pela comida.

Visão

O Kinguio possui a capacidade de distinguir entre quatro cores primárias diferentes que os classificam como seres tetracromatas. Ele tem quatro tipos de células cone que são sensíveis, respectivamente, a cores diferentes: vermelho, verde, azul e ultravioleta.

Audição

O peixe Kinguio possui dois otólitos, permitindo a detecção do movimento das partículas sonoras, e ossículos Weberianos conectando a bexiga natatória aos otólitos, facilitando a detecção da pressão sonora.

Habilidades Cognitivas

Os Kinguios possuem fortes habilidades de aprendizado social e habilidades de aprendizado associativo. Sua capacidade visual permite distinguir a diferença de humanos individuais.

Com o passar do tempo, os peixes reagem de acordo com a pessoa que se aproxima do aquário. Se é o dono, eles costumam reagir favoravelmente a eles (nadando rapidamente ao redor do aquário e indo até a superfície para comer), e quando outras pessoas se aproximam, eles se escondem.

Os Kinguios que têm contato visual constante com os humanos deixam de considerá-los uma ameaça. Depois de ser mantido em um aquário por várias semanas, às vezes meses, torna-se possível alimentar um peixe Kinguio na mão sem que ele se afaste.

O Kinguio tem um período de memória de pelo menos três meses e pode distinguir entre diferentes cores, formas e sons. Usando o reforço positivo, o peixinho dourado pode ser treinado para reconhecer e reagir a sinais luminosos de cores diferentes ou até mesmo para realizar truques.

Alimentação

Na natureza, a dieta de peixe Kinguio consiste em insetos, crustáceos e várias matérias vegetais.

Como comentei no início desse post, os Kinguios têm um sistema digestivo muito peculiar já que não possuem estômago, e por esse motivo, é necessário uma dieta especial com rações de alta qualidade.

Por não terem estômago, o alimento é mais rapidamente processado pelo seu sistema digestivo, indo direto para seu comprido intestino (normalmente o dobro do comprimento de seu corpo) e impedindo que o alimento seja aproveitado ao máximo.

É por esse motivo que o peixe Kinguio tem um apetite voraz, querendo comida a todo momento.

Por terem esse sistema digestivo diferente, recomenda-se dar pequenas porções de ração na hora de alimentar os Kinguios. Se alimentar demais, a qualidade da água será afetada já que eles acabam produzindo uma quantidade de dejetos superior em relação a peixes com estômago.

Outro ponto a se atentar, é que pelo fato de não possuírem estômago, eles não tiram proveito do ácido clorídrico que é o responsável por digerir gorduras associadas à proteína.

Kinguios podem acumular gordura em seu organismo quando alimentados com rações inadequadas, e poderão contrair a síndrome da bexiga natatória, fazendo com que flutuem rapidamente.

Inserir rações balanceadas e de qualidade para o peixe Kinguio é fundamental já que possuem baixos índices de gordura e adicionais vitamínicos vitais como Alfa tocoferol, ácido ascórbico, e em alguns casos probióticos naturais.

Flocos e granulados podem ser oferecidos mas é importante condicionar esses alimentos antes de alimentar os peixes. Quando usar granulados, é importante deixar de molho por cerca de 5 minutos para que o ar contido nos grãos saia.

Caso utilize os flocos, a porção a ser ministrada deve ser deixada de molho em recipiente com água por aproximadamente 2 minutos para que a ração “expanda” (a ração se torna 3 vezes maior ao ser hidratada) evitando que algumas variedades mais sensíveis de kinguios (ovais) tenham problemas digestivos.

A boa qualidade e a especificidade garantem um bom equilíbrio alimentar aos nossos kinguios.

Reprodução

Os Kinguios crescem até a maturidade sexual com a nutrição correta e água suficiente. É possível a reprodução desses peixes em cativeiro, especificamente em ambientes de lagoas.

A reprodução do peixe Kinguio normalmente ocorre após uma mudança significativa de temperatura, geralmente na primavera, onde os machos perseguem as fêmeas que já carregando ovos e as estimulam a soltar seus ovos ao se esfregarem e cutucarem.

Os Kinguios, como todos os ciprinídeos, colocam ovos. Seus ovos são grudentos e fixam-se à vegetação aquática, plantas tipicamente densas como Cabomba ou Elodea. Os ovos eclodem dentro de 48 a 72 horas.

Dentro de uma semana, os alevinos começam a assumir sua forma final, embora um ano possa passar antes de desenvolverem uma cor dourada madura (até então eles são um marrom metálico como seus ancestrais selvagens).

Em suas primeiras semanas de vida, os filhotes crescem rapidamente pois é uma adaptação devido ao alto risco de serem devorados pelos adultos (ou outros peixes e insetos) em seu ambiente.

Alguns Kinguios seletivamente criados não podem mais se reproduzir naturalmente devido à sua forma alterada. O método de reprodução artificial chamado “remoção de mãos” pode ajudar a natureza, mas pode prejudicar o peixe se não for feito corretamente. Em cativeiro, os adultos também podem comer jovens que encontram.

Tipos de Kinguios

A reprodução seletiva do Kinguio (Carassius auratus) ao longo dos séculos produziu muitas variações de cor, algumas delas muito distantes da cor “dourada” do peixe original.

Existem também diferentes formas corporais, configurações de aletas e olhos. Algumas versões extremas do peixe dourado vivem apenas em aquários (são muito menos resistentes do que as variedades mais próximas do original “selvagem”).

Existem atualmente cerca de 300 raças reconhecidas na China, onde a grande maioria das raças de peixes dourados é originária. Algumas das principais variedades são:

Kinguio Oranda

O Kinguio Oranda é um peixe bastante dócil e sociável. Vem do cruzamento entre os Véus e os Cabeças de Leão. Possuem as barbatanas longas dos Véus e apresenta a protuberância carnosa dos Cabeças de Leão, só que numa menor escala. Apesar de alguns indivíduos apresentarem doenças da bexiga natatória, eles são fortes e resistentes.

Kinguio Telescópio (Demekin)

O Kinguio Telescópio possui os olhos bastante saltados, com suas pupilas protegidas por uma camada grossa de cristalino. Possui uma grande variedade de cores, como cálica, vermelha, vermelha e branca, marrom, preta e branca, preta e lavanda. Suas variantes são o preto e branco (Panda Moor) e o Telescópio Preto (Black Moor).

Kinguio Bolha (Shuihogan)

O Kinguio Bolha possui duas bolsas sob os olhos, cheias de fluidos corporais que vão aumentando com a idade, tornando o peixe ainda mais lento. Por esse motivo, devem ser manuseadas com muito cuidado já que essas bolsas estouram facilmente.

Apresenta cores ouro, preta, vermelha ou bicolor (branca e vermelha). Esse peixe não apresenta barbatana dorsal e possui olhos vermelhos.

Kinguio Pérola

O Kinguio Pérola possui coloração brilhante, devido às suas escamas serem maiores e muito mais grossas, que lembram pérolas. Seu corpo é em forma de ovo e possui uma linda cauda dupla.

O Kinguio Pérola possui uma coroa no topo da cabeça parecida com as dos Oranda. Esse peixe possui várias cores lisas ou malhadas, podendo viver cerca de 10 anos e alcançar mais de 15 centímetros.

Vale ressaltar que ele é bastante sensível a temperaturas abaixo de 14ºC.

Kinguio Cometa ou Kinguio Véu

A barbatana caudal do Kinguio Cometa não possui uma bifurcação entre os lóbulos, apesar de dupla. Essa variante apresenta as maiores barbatanas entre os Kinguios. Pode apresentar muitas cores diferentes, como malhadas ou lisas. Devido ao peso das barbatanas, esse tipo de peixe dada lentamente. Não gosta de águas movimentadas.

Conclusão

Se você está pensando em ter um belo peixe, dócil e de expectativa de muitos anos, o Kinguio pode ser a escolha perfeita. Sua diversidade de formas e cores o tornaram um dos peixes ornamentais mais populares do mundo.

Conhecer as características, tipos e comportamento do peixe Kinguio é muito importante para montar um aquário que proporcione o melhor ambiente para que eles tenham melhor qualidade de vida.

Curte o conteúdo da Aquaristz? Se inscreva no site para não perder nenhum post! Aproveite esse espaço para compartilhar e aprender mais sobre o aquarismo com a comunidade.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Escreva seu comentário

©2019 Aquaristz

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account