Conheça os peixes ideais para quem é iniciante no aquarismo

Muitas pessoas têm vontade de ter um aquário em casa, mas não sabem por onde começar e quais peixes um iniciante no aquarismo deve escolher devido à grande variedade de espécies de peixes que existem.

Se você já tem um aquário parado em casa e está pensando em colocar alguns peixinhos, vou lhe apresentar algumas possibilidades para você que é iniciante no aquarismo encontrar o seu peixe ideal.

Se você está pensando em montar um aquário mas não tem idéia por onde começar, você pode também conferir o guia para iniciantes no aquarismo com dicas simples e fáceis para que possa te auxiliar nessa jornada.

Neste Artigo, vou lhe apresentar algumas possibilidades para você que é iniciante no aquarismo encontrar o seu peixe ideal.

Publicidade

Antes de escolher o peixe é preciso saber qual água você terá em seu aquário, água salgada ou água doce, quente ou fria. Você precisa saber quais são as vantagens de se ter um ou outro tipo para melhor escolher o seu peixinho.

Quais os melhores peixes para aquaristas iniciantes?

Essa é a pergunta que todas as pessoas que estão iniciando no aquarismo fazem. Então vou começar a te apresentar as espécies de peixes para iniciantes que são considerados peixes fáceis de cuidar.

Aquário de água doce sem aquecimento (Água Fria)

Vou começar pelo mais fácil e indicado para você que é iniciante no aquarismo, o aquário de água doce em temperatura ambiente.

Esse aquário não tem custos altos e é muito bom para você aprender os cuidados básicos necessários. Para esse aquário, você precisará de uma iluminação, um sistema de filtragem e um termostato para manter a temperatura ambiente.

Se este foi o escolhido por você saiba que há as seguintes espécies que lhe são indicadas:

Kinguio

peixes kinguio nadando no aquário

Kinguio, (Peixinho Dourado ou Goldfish), são os mais indicados para os iniciantes e os mais procurados, pois são coloridos e de todos os tamanhos, e preferem temperaturas entre os 18 e 24 graus.

No entanto, eles são bastante porcalhões, por isso precisará trocar 10% da água de seu aquário 1 vez por semana.

Se você optar por esse peixe, não deixe de conferir os tipos de kinguios num guia completo que escrevi.

Tetras

peixes tetras

Tetras, conhecidos por sua cor prata e nadadeiras vermelhas são ótimos peixinhos para se ter, pois são bem ativos. Preferem temperaturas entre os 18 e 28 graus.

Os peixes Tetras podem viver por até 10 anos se bem cuidados. Eles têm hábitos coletivos, e você irá adorar ver um grupo de Tetras se movimentando através do aquário, no entanto, se você tiver só um ele tenderá a ser tímido.

Aquário de água doce aquecido (Tropical)

Esse aquário é considerado para o nível intermediário do aquarismo. Ele te dará todos os ensinamentos que você precisar quando decidir ter um aquário de água salgada ou algum peixe mais delicado para cuidar.

Esse aquário também lhe dará uma gama maior de peixinhos, pois sua temperatura varia de 22 a 28 graus, possibilitando ter peixes tropicais.

Para esse tipo de aquário segue alguns peixinhos que você poderá ter:

Danios

três peixes dânios no aquário

Gênero da família dos Ciprinídeos, os danios são ideais para serem os seus primeiros peixes de aquário aquecido, pois eles são bem resistentes a variações no ambiente.

Já que você está testando a temperatura serão bons guerreiros. Adoram ficar em grupos e na superfície da água dando um lindo contraste com suas listras brilhantes.

Molly

peixes molly

Molly, por ser um peixe pacifico, é ideal para ter junto a outras espécies. Além disso, se adaptam a água salgada também, caso você troque de aquário.

Se você tiver um macho e uma fêmea poderá ter filhotes, no entanto, precisa de plantas para que eles se escondam, pois poderá ser devorados pelos próprios pais se lhes faltarem alimentos.

Platis

peixes platis no aquário

Platis, são ótimos para iniciantes no aquarismo, além de ter muitas variedades. Também são pacíficos. Se você tiver um casal, terá com freqüência jovem Platis em seu aquário, mas poderão ser comidos por outros peixes que tiver por perto.

No entanto, os Platis foram criados com o intuito de se unirem e criarem novas cores, isso será muito interessante em seu aquário.

Aquário de água salgada

Sempre que pensamos em aquário vem a nossa cabeça um com água doce cheio de peixinhos coloridos, e que tal quebrarmos essa regra?

Publicidade

Você que é iniciante no aquarismo pode ter um aquário de água salgada sim. No entanto, irá exigir muito mais cuidados que um aquário convencional de água doce, principalmente referente ao ph da água para garantir um ambiente estável e confortável para os peixes.

Outra coisa importante é que os peixes são mais sensíveis a alterações de temperatura e ambiente, então fique de olho.

A partir dessas considerações vamos ver quais tipos de peixes são os ideais para um iniciante em aquarismo.

Peixe Palhaço

vários peixes-palhaço reunidos no aquário

Peixe Palhaço, há uma imensa variedade de peixes palhaço, mas todos são muito fáceis de cuidar, há exceções, alguns são mais bravos que outros e não se dão bem entre outras espécies de palhaços.

Eles se alimentam de rações a base de carne.

Gobys

peixe goby amarelo com pintas esverdeadas

Gobys, para algumas pessoas considerado o melhor peixe para o iniciante em aquarismo de água salgada, não só por ser uma espécie de fácil localização, mas também tem uma variedade grande e em sua maioria são bem tranquilos, algumas espécies que as vezes brigam entre si.

A dieta do Goby é a base de carne, camarãos entre vários outros.

Tangs

vários peixes da família tang

Tangs, se você quer um peixe que destaque bem no seu aquário e com grandes variedades de cores, esse parece um arco-íris. Ideal para aquários maiores. Como são varias as suas cores pode ser assim o seu temperamento.

Peixe Donzela

cardume de peixe donzela

Peixe Donzela, considerado o velho ranzinza do aquário, quando ficam velhos não tem muita paciência com outros peixes passando a atacá-los. Também é um peixe muito resistente, lógico se não houver nenhuma doença ou problema em seu aquário.

Dottyback

peixes bicolor Dottyback

Dottyback, reconhecido pelo seu jeito de nadar como uma cobra. São peixes resistentes ao convívio com outras espécies, e se quiser ter outro peixe dottyback, compre juntos para evitar brigas por território. Sua dieta deve ter carne, camarão e outros preparos.

Blenny

peixes blenny

Blenny, conhecido pela sua personalidade, tem o hábito de ser o observador do aquário. São pacíficos com outras espécies, mas não gostam de outros blenny em seu aquário.

Conclusão

Agora que você conheceu alguns tipos de peixes e qual tipo de água esses peixes vivem, provavelmente ficou mais fácil de encontrar o peixe ideal para você iniciar no aquarismo.

Lembre-se que alguns peixes toleram a convivência com outras espécies, já outros nem tanto, mas no geral são peixes fáceis de criar.

Busque mais informações sobre o peixe que achou interessante e analise a possibilidade de ter um. Os peixes indicados para iniciantes ideais são aqueles que você se identifica.

Sugiro a leitura dos seguintes artigos que irá auxiliar sua jornada no aquarismo:

Gostou do nosso artigo? Então deixe seu comentário, curta e compartilhe. E não deixe de participar do nosso fórum.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Escreva seu comentário

©2024 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta