Os Peixes Mais Feios do Mundo

Existe uma grande variedade de vida nas profundezas dos oceanos e esses seres tiveram que se adaptar a ambientes altamente adversos, como escuridão e grande pressão hidrostática. Nesses inóspitos locais,  alguns seres vivos possuem aspectos tão diferentes que parecem ser de outro mundo,  e por muitas vezes esteticamente eles não são bonitos aos olhos da maioria, parecendo ser verdadeiros monstros. 

Já assistiram ou estão assistindo a nova temporada de Stranger Things? Confira os peixes mais feios do mundo que poderiam estar no mundo invertido:

Angler fish

 angler fish

Sobre o Angler

O mal encarado angler fish é possivelmente o animal mais feio do planeta, e vive em um dos habitats mais inóspitos da Terra: o solo e o fundo sem luz do mar.

População

Existem mais de 200 espécies de Anglerfish (tamboril). A maioria vivem nas profundidades sombrias dos oceanos atlântico e antártico até uma milha abaixo da superfície, embora alguns vivam em ambientes tropicais rasos. Geralmente de cor cinza escuro a marrom escuro, eles têm cabeças enormes e uma enorme boca larga com dentes afiados e translúcidos. Alguns anglerfish podem ser bastante grandes, atingindo até 1 metro de comprimento. No entanto, a maioria são significativamente menores, muitas vezes menores do que 30 centímetros.

Atração do Angler fish

Sua característica mais distintiva, usada apenas pelas fêmeas, é um pedaço de espinha dorsal que se sobressai acima de suas bocas parecendo uma vara de pesca – daí o nome deles. Com uma isca de carne luminosa, atrai suas presas próximos o suficiente para serem devorados. Suas bocas são tão grandes e seus corpos são flexíveis, podendo realmente engolir presas até duas vezes seu próprio tamanho.

Macho vs Fêmea

O macho, que é significativamente menor que a fêmea, não precisa de tal adaptação. Em vez de buscar continuamente o vasto abismo para uma fêmea, evoluiu para um companheiro parasítico permanente. Quando um jovem angler fish encontra uma fêmea, ele a trava com os dentes afiados. Ao longo do tempo, o macho se fundem fisicamente com a fêmea, conectando-se a sua pele e corrente sanguínea e perdendo os olhos e todos os seus órgãos internos, exceto os testículos. Uma fêmea levará seis ou mais machos em seu corpo.

Peixe-bolha (Blobfish)

peixe-bolha em cima de uma mesa

 O peixe-bolha, também conhecido como peixe-gota, é encontrado nas águas profundas da Austrália, Nova Zelândia e Tasmânia, vivendo a profundidades de 600 a 1200 metros (2000 a 4000 pés). A pressão nesses lugares é dezenas de vezes maior do que na superfície e, como resultado, seu corpo é pouco mais do que uma massa gelatinosa.

Acredito ser injusto julgar uma beleza de um peixe, mas o peixe-bolha (“blobfish”, em inglês) parece mais um amontoado de gosma do que uma criatura marinha. Em setembro de 2013, o peixinho foi eleito o “animal mais feio do mundo”, baseado em fotografias de espécimes descomprimidos e adotado como o mascote da Ugly Animal Preservation Society (Sociedade de Preservação de Animal Feio), em uma iniciativa para ajudar a preservar animais que não foram abençoados com o que nós, humanos, considere ser “fofinhos”.

visão frontal do peixe-bolha (blobfish) em cima de uma superfície

homem segurando o peixe-bolha (blobfish)

Sua carne é basicamente uma massa gelatinosa com uma densidade ligeiramente inferior à água, permitindo que o peixe-bolha (blobfish) flutue acima do fundo do mar sem gastar energia ao nadar. Ele pode ser preguiçoso, mas ele é bastante eficiente, e há uma razão pela qual ele se parece com isso.

ilustração de dois peixes-bolha (blobfish)

 Quando está em seu habitat natural, a aparência do peixe-bolha (blobfish) parece bastante diferente. A pressão mantém seu corpo parecido com o que você vê na imagem acima, mas ao ser retirado do oceano, ele começa a mudar devido à descompressão. Posso dizer que, em seu habitat natural, ele não é uma criatura tão feia, mas não poderia deixar de estar nessa lista de peixes mais feios do mundo.

Tubarão-duende (Goblin Shark)

tubarão-duende com sua boca aberta

O tubarão-duende (Mitsukurina owstoni) conhecido no inglês como Goblin Shark, é uma espécie que habita nas águas profundas e raramente é visto com vida. Tem nariz achatado, corpo flácido e rosado, e dentes afiados. Na idade adulta o peixe mede cerca de três a quatro metros de comprimento.

Já foi encontrado a 1200 metros de profundidade, no leste e oeste do oceano Atlântico, no oeste do Índico e oeste do oceano Pacífico.

tubarão-duende morto num barco de pesca

Alimenta-se de lulas, camarões, polvos e outros moluscos que também habitam no fundo do mar. Característico por possuir um longo nariz em forma de faca incorporada por minúsculas células sensoriais e uma grande boca com dentes em forma de agulha. Os tubarões-duendes são um dos mais antigos tubarões existentes no mundo atual. Há registro desta espécie ao largo das costas das ilhas japonesas, Austrália e do sul africano.

O tubarão-duende é um animal muito raro de ser encontrado. Desde 1898 foram encontrados 36 espécimes. Pensa-se que esta espécie seja uma das mais antigas de tubarão.

Um dos últimos registros foi feito na costa do Rio Grande do Sul, Brasil. O exemplar foi encontrado, morto, por um barco de pesca a 400 metros de profundidade no dia 22 de setembro de 2011 e doado ao Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

E o mais recente foi no Golfo do México, em maio de 2014. O fóssil vivo com mais de cinco metros de comprimento foi arrastado junto com camarões numa rede de mais de 600 metros. O órgão americano para oceanos e atmosfera, o NOAA, revelou em seu site que este foi o segundo tubarão-duende registrado no Golfo do México. O primeiro foi capturado em julho de 2000. 

Tubarão Fantasma (Chimaera)

exemplar de um tubarão fantasma

Para não confundir com a quimera da mitologia grega, essa criatura também é conhecida como tubarão fantasma, e embora residissem em todos os oceanos do mundo, hoje são principalmente confinados a águas profundas.

O tubarão fantasma (Chimaera) são os misteriosos parentes de tubarões e raias. Embora conheçamos sua existência, eles são praticamente impossíveis de se capturar em fotos, já que vivem nas profundezas do oceano, até 2.600 metros.

Mas agora, pela primeira vez, essa estranha criatura foi capturada em filme por um veículo de operação remota que foi lançado em uma expedição de geologia pelo Monterey Bay Aquarium Research Institute nas águas do Havaí e da Califórnia.

Peixe-sapo

peixe-pescador

Outra criatura que não poderia faltar na lista com os peixes mais feios do mundo é o peixe-sapo. Na verdade, o peixe-sapo é o nome comum dado à várias espécies de peixes diferentes como o Tamboril (Lophiosilurus alexandri) e o Peixe-pescador (Lophius piscatorius).

O Peixe-pescador é um peixe de águas profundas e possui ossos modificados da barbatana dorsal na forma de uma espécie de isca que o permite capturar crustáceos e outros peixes. Banhistas e pescadores devem ficar atento com esse peixe já que são perigosos pois possuem espinhos venenosos.

Muitas pessoas consideram sua carne extremamente saborosa, e sua textura única lembra carne de jacaré, viera e peixe badejo. A maior parte do que é pescado no Brasil é vendido para o mercado da alta gastronomia da europa.

Peixe cabeça-de-cobra

peixe cabeça-de-cobra

O peixe cabeça-de-cobra é um predador do topo da cadeia alimentar. Em seu habitat natural ele não possui nenhuma concorrência e por esse motivo acabou se espalhando por diversos rios ao redor do mundo se transformando numa verdadeira praga.

O peixe cabeça-de-cobra foi classificado como espécie invasora por causar danos ao meio ambiente. Essa espécie de peixe consegue respirar e se mover fora d’água mas ele não consegue ser um predador terrestre já que seus músculos peitorais não são fortes o suficiente para isso.

Uma curiosidade sobre o peixe cabeça-de-cobra é que ele é uma iguaria no Vietnã e na Birmânia. Esse peixe também já foi destaque em seriados e programas de TV como “Frankenfish”, “River Monsters” e “CSI: NY”.

Conclusão

O fundo do oceano reserva grandes mistérios para a humanidade. Como podemos ver nesse artigo, criaturas com características monstruosas e bizarras como o peixe-bolha e o tubarão fantasma podem ser encontradas.

O que você achou da lista com os peixes mais feios do mundo? Qual peixe você achou mais feio? Deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus amigos.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

2 Comentários
  1. Bruno Teixeira 2 anos ago

    Parabéns pelo excelente post! Muito interessante e atrativo. Estou gostando cada dia mais desse site incrível que nos acrescenta muito no conhecimento a cada matéria postada.
    Os fóruns estão começando a “esquentar” o que faz com que nós usuários possamos trocar experiências.
    Abs!

  2. Solange-Martins 11 meses ago

    Que incrível !!! Embora bem estranhos, essas criaturas marinhas são extremamente interessantes… Amei a matéria… parabéns !!!…

Escreva seu comentário

©2019 Aquaristz

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account