Um guia para você que é iniciante no aquarismo se sair muito bem

Você quer ter um aquário mas não sabe por onde começar? Então vou te apresentar de forma bem simples um guia para iniciante no aquarismo que irá te auxiliar nas primeiras etapas desse hobby prazeroso.

Ter um guia é ter um norte, pelo menos para mim, e por isso é muito importante sabermos por onde começar quando queremos ter um aquário, não é mesmo? Sem contar que um aquário é lindo e tira o nosso estresse do dia a dia.

Então vamos lá!

Dicas que o iniciante no aquarismo precisa saber

São dicas bem simples e fáceis para você que é iniciante no aquarismo usar como guia.

1. Aquário Marinho ou Doce?

O primeiro passo a fazer, é escolher se vai optar por um aquário marinho ou um aquário de água doce. Essa etapa inicial é muito importante, pois a partir dessa escolha, poderá influenciar nos equipamentos a serem utilizados.

Existem diversas características interessantes tanto em aquários marinho como em aquários de água doce. Fiz um artigo mais detalhado mostrando as diferenças entre um e outro que irá ajudar na escolha do seu aquário marinho ou aquário doce.

Vale lembrar que num aquário, você poderá ter outros tipos de vida além dos peixes. Se você optar por um aquário marinho, você poderá também colocar corais e macroalgas. Se optar por um aquário de água doce, você poderá ter um aquário plantado com variedades de plantas e troncos.

2. Onde Colocar o Aquário?

Considerações importantes ao escolher um lugar para seu aquário:

  • O local não deve ter luz direta do sol;
  • Precisa ter tomadas próximas;
  • Precisa estar longe do alcance de animais;
  • A mesa ou móvel deve estar estável e segura;
  • Deve estar visível de todos os pontos;
  • E sem obstáculos para manuseio ou limpeza.

Aplicando todas essas regrinhas, com certeza, você achará o local ideal para colocar o seu lindo aquário.

3. Qual Tamanho do Aquário Escolher?

Para você que é iniciante no aquarismo o ideal é escolher aquários entre 38 e 96 litros, pois eles não são tão grandes e é de fácil limpeza. No entanto, volte a pensar no lugar que escolheu, pois precisamos saber se o local resiste ao peso do aquário.

Teste com o seu próprio peso tenha certeza que é resistente o suficiente.

Outra informação que é interessante você saber é que quanto maior o aquário maior será sua estabilidade química.

O formato não importa, mas normalmente é muito utilizado na forma cúbica e/ou retangular.

4. Qual Iluminação Utilizar?

Luminárias como HQI, lâmpadas T5/T8/PL ou LED, são as mais utilizadas nos aquários. Cada um possui uma característica específica, com suas vantagens e desvantagens. Ultimamente, os aquaristas tendem a dar preferência as luminárias de LED devido a sua durabilidade, luminosidade e por ser mais econômico. Porém é preciso pagar um preço mais alto caso opte por LED.

A luminária que você deve usar vai depender muito do ecossistema escolhido para seu aquário, ou seja, se optar em ter corais, vai precisar de uma luminária mais forte e de maior qualidade para que seus corais permaneçam saudáveis e coloridos. Normalmente é usado luminárias de LED ou HQI para aquários com corais.

Para aquário plantado, os aquaristas tendem a usar luminárias com lâmpadas T5 ou T8 nas cores rosa, branco e azul actínica. Você poderá optar também por luminárias em LED com essas mesmas cores.

Lembre-se que você precisa manter o habitat o mais natural possível, portanto deverá copiar a natureza, aumentando a sobrevivência dos peixes.

5. Qual Cascalho Usar?

A escolha do substrato dependerá também da escolha do seu ecossistema, ou seja, se o aquário é marinho ou de água doce.

Para o aquário de água doce, o substrato pode variar de acordo com os tipos de peixe que você escolheu, seja peixes de água ácida ou alcalina. Se a escolha é por peixes de água ácida, normalmente utiliza-se cascalho basalto, seixo ou cascalho de rio em geral. Se for um aquário com água alcalina como peixes como ciclídeos africanos e americanos, normalmente utiliza-se o mesmo tipo de cascalho que o aquário marinho, como a alemeda ou ossos de corais moídos, já que esses tipos de cascalhos deixam a água mais alcalina.

Feita a escolha do cascalho, lave-o para poder tirar parte da areia mais fina e leve que normalmente deixa a água mais turva. Vale lembrar que algumas marcas de cascalho já vêm lavadas.

6. Qual Sistema de Filtragem Utilizar?

O sistema de filtragem é a parte mais importante do aquário, ou como costuma se dizer “o Coração do aquário”.

Existem diversos tipos de filtragem, sendo eles filtragem através de um filtro interno, filtro externo (HangOn), canister ou skimmer, no caso de aquário marinho, e a filtragem através do sump que vale para ambos, aquário marinho e doce. Todos exceto o sump já possuem bombas internas o qual irá movimentar a água para a filtragem, passando pelos seus compartimentos e consequentemente oxigenando a água.

No caso do sump, será necessário colocar uma bomba de recalque o que irá mandar água de baixo do sump para o aquário (display) em cima, e consequentemente oxigenando a água também, além da filtragem com o uso de mídias e elementos filtrantes introduzidos no sump.

A filtragem é essencial para a vida dos peixes, pois é ela quem vai retirar as impurezas da água.

Lembre-se que água com qualidade é igual a peixes saudáveis.

7. Como Monitorar a Temperatura?

O iniciante no aquarismo precisa estar atento a temperatura do aquário, mantendo a temperatura o mais constante possível, pois variações de temperatura poderá afetar diretamente a saúde do seu peixinho, planta ou coral.

Vale lembrar que você não irá aquecer a água, e sim monitorar. O aquecimento da água é realizada através de um aquecedor que pode ou não ter um termostato. Se você optar por um aquecedor com termostato (o que é mais indicado) isso irá garantir que o aquecedor desligue automaticamente ao atingir a temperatura que você determinou.

Caso seu aquecedor não possua termostato, você deve monitorar atentamente a temperatura da sua água, pois poderá esquentar mais do que o recomendado, prejudicando seus peixes.  Caso você não tiver nenhum dos dois aquecedores, pode correr o risco da temperatura cair além do recomendado para o seu peixe, podendo causa diversos problemas e até mesmo causando a sua morte. Você deve utilizar um termômetro para monitorar a temperatura, pois pode acontecer do seu termostato não estar funcionando corretamente.

A temperatura deve ser adequada conforme a espécie que está habitando em seu aquário.

8. Qual Peixe Escolher?

Como já comentamos neste artigo, a escolha de um peixe pode ser bem difícil, principalmente, quando se tem uma infinidade de cores e espécies, mas essa escolha dependerá exclusivamente de você. Você vai preferir um aquário marinho ou um aquário de água doce? 

Tente pesquisar e ler sobre o ecossistema aquático e procure se identificar com algumas espécies. Fiz um artigo abordando peixes para iniciantes, onde você pode consultar e aprender mais sobre algumas espécies que você poderá escolher.

Participe do nosso fórum para tirar dúvidas e obter algumas opiniões de outros aquaristas.

A Expectativa de Vida do Peixe

Você que é iniciante no aquarismo é interessante saber qual a média de vida do peixe. No entanto, isso vai depender muito do ambiente onde ele habita, quais as condições e a qualidade que você está dando para que ele sobreviva por mais tempo.

Outro fator importante que pode influenciar a expectativa de vida dos peixes são as doenças que podem afeta-los.  Algumas doenças são muito comuns e vale a pena conferir esse artigo com as principais doenças que podem afetar seu peixe.

O kinguio, mais conhecido por iniciantes como peixe dourado, muito utilizado em aquário, podem viver até 10 anos.

Já os bettas podem viver em média 3 a 5 anos.

As carpas podem viver entre 25 até 100 anos em média, porém são sensíveis em certos pontos e exigem um certo cuidado para que cheguem perto dessa faixa.

Como havia dito isso dependerá da qualidade do habitat que ele possui, quanto mais parecido com a natureza melhor será a qualidade da sua saúde e maior o seu tempo de vida. (Também varia de espécie para espécie).

A Alimentação do Peixe

Alimentação é muito importante por diversos motivos, crescimento, coloração e saúde, e a quantidade dada ao peixe também é importante. Ja ouviu dizer que o peixe morre porque comeu demais? Isso é mito! Fiz um artigo detalhado sobre os tipos de alimentos para peixes.

O segredo da alimentação correta é uma ração de qualidade, e saber a quantidade certa para dar sem poluir a água.

Preparado Para o Primeiro Aquário?

Agora que você leu esse pequeno guia para iniciante no aquarismo, será muito mais prático saber por onde começar quando quiser ter um aquário em casa.

É muito interessante saber que precisamos escolher primeiro o ecossistema que queremos reproduzir para depois comprar o que é necessário.

Pois ao saber o peixinho ou planta fica muito mais fácil identificar o que ele precisa para sobreviver. Fiz um artigo onde mostro os peixes ideais para quem está iniciando no aquarismo.

Confira: https://www.aquaristz.com/aquarismo/peixes-ideais-para-iniciante-no-aquarismo/

O alimento que ele precisa, qual a temperatura ideal, o tamanho do aquário entre outros, devem se adaptar ao sistema e não o contrário.

É muito importante, também, saber que o aquário precisa estar em um local sem luz direta do sol (o que pode influenciar no aumento de temperatura do aquário e ajudar na proliferação de algas indesejáveis), e em local que possibilite o seu manuseio.

Quanto mais visível melhor será a sua limpeza.

Lembrando de trocar 20% a 30% da água do aquário semanal, quinzenal ou mensal, tudo depende do tamanho do seu aquário, para que ocorra sempre a neutralização de possíveis toxinas.

E o melhor, quanto mais bem cuidado o seu aquário for, maior poderá ser a expectativa de vida de seu peixinho.

Não se descuide dele, o peixinho precisa de você.

Conclusão

Iniciar no aquarismo é um momento muito gostoso para todos que já passaram por isso. Ter um guia para um iniciante no aquarismo é o pontapé inicial para a montagem de um aquário que lhe trará muitas alegrias.

Você gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário, curta e compartilhe com seus amigos. Também faça parte do nosso fórum de discussões, tirando dúvidas e aprendendo muito mais sobre aquarismo e outros assuntos.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Escreva seu comentário

©2019 Aquaristz

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account