As Principais Doenças que Podem Afetar seu Peixe

Para um hobbysta, ver seus peixes com alguma doença é algo muito angustiante e que gera um grande motivo de preocupação. Este artigo traz para você as principais doenças que podem afetar seu peixe em um aquário marinho ou de água doce, e busca explicar o motivo dessas doenças, seus sintomas e seu tratamento.

Tudo isso em visão do bem-estar do seu animal de estimação.

As doenças que afetam peixes ornamentais podem ser causadas por inúmeras condições, como por exemplo a situação do ambiente do animal. Dentre todas as doenças, destacamos as mais comuns e tratáveis.

Doenças

Argulose

peixe com manchas

Manchas vermelhas causadas pelo Argulus foliaceus

O que é?

Essa doença é mais conhecida como piolhos d’água. Ela é causada pelo crustáceo parasita Argulus foliaceus. Esses crustáceos têm cerca de 4 a 7 mm. As fêmeas costumam morder os peixes ornamentais onde estão fixadas (geralmente na barriga do peixe), causando feridas no corpo do animal.

Já os machos vivem livres no ambiente onde estão. As fêmeas se alimentam do sangue do peixe e se descolam da escama do peixe para colocar ovos no ambiente e se multiplicar ainda mais.

Quais os sintomas do peixe com esse parasita?

Os peixes com essa doença costumam apresentar pequenas feridas avermelhadas causadas pelo parasita, na barriga do peixe.

Apesar do parasita muitas vezes não ser visto, é possível ver o buraco da mordida e diagnosticar a doença antes mesmo da reprodução do parasita no seu aquário.

Como posso tratar essa doença?

Geralmente é feito uma remoção do parasita com uma pinça do peixe. Tome cuidado para posteriormente esterilizar o local onde estava o parasita para não correr risco de infeccionar o peixe no qual o parasita estava fixado.

E por fim, passa-se uma medicação específica contra o parasita para evitar novas infecções no peixe antes doente. Para prevenir essa doença, basta observar o corpo dos novos peixes que você compra, se eles estiverem com furos avermelhados, é melhor averiguar isso.

Íctio

peixe com manchas brancas no corpo

Manchas brancas no corpo de um peixe infectado com Íctio

O que é?

Ela é bastante conhecida por causar pontos brancos no peixe. O protozoário ciliado Ichthyophthirius causa essa doença.

Quais os sintomas do peixe com esse parasita?

O principal sintoma dessa doença e também por ela ser conhecida no meio do aquarismo são os pontos brancos presentes no corpo do peixe.

Esses pontos brancos podem se alojar nas brânquias e causa dificuldade respiratória no seu peixe. Além disso, o

peixe costuma se coçar e se bater em superfícies enquanto está com essa doença. Com o tempo, se a doença não for tratada, o peixe pára de se alimentar e infelizmente morre.

Como posso tratar essa doença?

Essa doença, apesar de ser de fácil tratamento, é fatal para o peixe caso ela evolua para um certo ponto. Se você detectar a infecção no início ainda, você pode banhar seu peixe em água hipossalina por alguns minutos.

Em caso de infecção mais evoluída, apenas um banho contendo medicamentos com cobre resolverá. Para ajudar, você pode aumentar o fluxo da água do seu aquário para evitar o ciclo de reprodução do protozoário causador dessa doença.

Oodinium (Oodiniose)

dois peixes com infecção

Peixe infectado com o parasita Oodinium pilularis

O que é?

Ela é causada por parasitas dinoflagelados unicelulares de espécie Oodinium pilularis e é também conhecida como a doença de veludo pois ela causa aparência brilhante na escama do peixe no qual está infectado.

Quais os sintomas do peixe com esse parasita?

Além do aspecto brilhoso dourado da escama do peixe, o animal costuma se coçar muito e se esfregar nos objetos do aquário. A doença torna a respiração do peixe ofegante e acelerada, além de fazer ele perder seu apetite.

Como posso tratar essa doença?

Essa doença tem tratamento mas assim como a doença da mancha branca, ela é mortal e de rápida evolução (cerca de duas semanas até a morte do animal). Geralmente, trata-se o peixe ornamental com banhos em medicamentos baseados em cobre.

Para prevenir essa doença, procure não estressar seu peixe de estimação utilizando uma água de qualidade no aquário e boa temperatura. O estresse muitas vezes facilita a entrada de parasitas e esses se alojam facilmente no seu peixe ornamental.

Girodactilose

visão frontal de um peixe laranja

Peixe infectado com o verme Gyrodactylus

O que é?

Essa doença é causada por um verme cego, o Gyrodactylus, no qual se fixa no peixe com sua boca e seu gancho localizado na cauda dele.

Quais os sintomas do peixe causado por esse verme?

O verme consome boa parte da energia do seu peixe. O peixe costuma ficar pálido, respirar mais ofegante e vai perdendo a força com o tempo. Em alguns casos, o corpo fica com algumas partes avermelhadas e o peixe se esfrega em tudo que vê.

A melhor maneira para saber se o seu peixe está infectado é tratar com um veterinário.

Como posso tratar essa doença?

Para tratar esse problema, basta banhar seu peixe por trinta minutos em formalina. Com 2 ml de solução a quarenta por cento a cada dez litros de água.

O verme morre em cerca de vinte minutos. Para prevenir essa doença, procure manter seu aquário limpo.

Tuberculose dos Peixes

visão lateral de um peixe com lesão na coluna vertebral

Peixe lesionado por Mycobacterium

O que é?

A tuberculose dos peixes é uma doença causada por várias bactérias do gênero Mycobacterium e é, infelizmente, incurável em sua maioria.

Quais os sintomas do peixe causado por essas bactérias?

O principal sintoma dessa doença é o emagrecimento gradual do peixe pela falta de apetite do animal. Esse emagrecimento traz lesões na pele, deforma a coluna vertebral e a mandíbula do peixe.

Como posso tratar essa doença?

Normalmente essa doença é irreversível pelo fato de ser diagnosticada quando está em estágio avançado. Dessa maneira, o peixe já está muito debilitado e fraco.

Para prevenir essa doença basta alimentar seu peixe ornamental para que ele não tenha fraquezas imunológicas facilmente.

Ictiofonose

O que é?

Apesar de ter o nome parecido com a doença das manchas brancas, essa doença é mais perigosa que o Íctio. A Ictiofonose é causada pelo parasita Ichthyophonus hoferi.

Ela se transmite através de esporos nos alimentos contaminados. Esses esporos, quando ingeridos, se desenvolvem no estômago e no intestino do peixe. Boa parte dos germes desenvolvidos vão para a corrente sanguínea do peixe e vão para órgãos mais vitais como o coração.

Depois disso eles podem romper a parede dos órgãos e levar o peixe à morte.

Quais os sintomas do peixe com esse parasita?

Os sintomas não são tão visíveis para serem diagnosticados e são variados. A perda de apetite, os olhos saltados e as nadadeiras dobradas são alguns dos sintomas.

Além desses, o peixe fica com a barriga inchada (ou pode emagrecer), tem instabilidades para nadar e muitos outros problemas.

Como posso tratar essa doença?

Infelizmente, quando essa doença é descoberta, não há tratamento pois ela já está evoluída e os germes estão espalhados no corpo do peixe. Geralmente, o peixe é sacrificado para evitar o sofrimento.

Veja Também

Conclusão

Esse artigo teve como intuito mostrar as principais doenças que podem afetar seu peixe ornamental, seja em aquário marinho como em aquário de água doce. Algumas delas não são tão problemáticas pois são tratáveis, como por exemplo a doença das manchas brancas.

Contudo, a tuberculose dos peixes pode despertar o medo em qualquer aquarista. Portanto, procure entender como as doenças aparecem e se previna principalmente das doenças mais perigosas.

No Aquaristz, você irá encontrar muitas informações e dicas que irá lhe ajudar em sua jornada nesse mundo maravilhoso que é o aquarismo. Se tiver alguma dúvida com relação a doenças ou a qualquer assunto relacionado, poste em nossa área de fóruns para que os membros da comunidade Aquaristz possam te ajudar.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Envie uma Resposta

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Enviando

©2019 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta