5 Dicas para Manter seu Peixe Saudável no Inverno

ilustração de aquário congelado com peixes saudáveis no inverno

Quando o inverno chega, chega com ele muitas preocupações para os aquaristas / aquariofilistas. O frio do inverno pode ser um pesadelo para os peixes já que eles sofrem muito nessas estações.

Alguns peixes são muito mais sensíveis ao frio do que outros, e por isso toda atenção é necessária e os cuidados devem ser redobrados.

Manter a saúde do seu peixe durante o inverno é muito importante, já que nesse período de frio os peixes costumam ficar estressados, e consequentemente pode afetar sua saúde podendo levar até a morte.

Você não quer encontrar seus peixinhos mortos por conta do frio, quer?

Vamos entender um pouco mais sobre temperaturas.

Como funciona a temperatura corporal dos peixes?

O ser humano, como a maioria dos mamíferos, é endotérmico. Um ser endotérmico é capaz de gerar calor e aquecer seus tecidos corporais através do seu próprio metabolismo, e por essa razão são conhecidos como “animais de sangue quente”.

Publicidade

A maioria dos peixes, da mesma forma que os répteis e anfíbios, são ectotérmicos, ou seja, seu organismo não é capaz de produzir calor.

As condições externas determinam a temperatura do corpo de seres ectotérmicos, e por essa razão, são capazes de experimentar grandes mudanças e diferenças de temperatura.

Fontes externas são usadas por “animais de sangue frio” para se resfriar ou para aquecer.

Muitos peixes vivem em águas de clima temperado, e apesar de viverem entre temperaturas que estejam abaixo ou acima da média, precisam de adaptação lenta para as mudanças de temperaturas.

Quando a temperatura despenca de forma abrupta, não há tempo suficiente para uma adaptação adequada, e isso pode afetar seriamente seus peixes e seus sistemas imunológicos, podendo acarretar o surgimento de algumas doenças.

Condições no Mar

Por não receber energia solar direta, as camadas de águas mais profundas do oceano são mais frias, já que a maior parte da incidência solar acontece na superfície do oceano, e é absorvida logo nos primeiros metros de profundidade.

Os peixes com maior capacidade de termorregulação permanecem em uma camada de água profunda, sem a necessidade de migrar para camadas mais quentes no inverno.

Já os peixes com menor capacidade de termorregulação, procuram as camadas de água mais aquecidas.

Agora que já abordei alguns pontos sobre as variações de temperaturas, confira 5 dicas para manter a saúde dos seus peixes durante o inverno:

1) Verifique os Parâmetros da Água

Certifique-se de manter a qualidade da água do seu aquário em boas condições. Você pode utilizar um Kit de Teste de Água para verificar se os parâmetros estão adequados.

Faça os testes de acordo com seu tipo de aquário, seja ele um aquário marinho ou um aquário de água doce.

2) Evite Grandes Trocas de água

Uma simples mudança de água pode afetar significativamente a temperatura, dependendo do tamanho do aquário e do volume de água trocada.

Pequenas mudanças de água são sempre preferíveis a grandes mudanças, e a temperatura da água usada deve ser testada para garantir que ela corresponda exatamente à temperatura da água do aquário.

3) Monitore a Temperatura

Fique de olho na temperatura da água do seu aquário, monitorando de perto com um termômetro de tanque.

Diferentes espécies de peixes gostam de viver em diferentes temperaturas da água, por isso, se você não tem certeza de qual é a temperatura ideal para o seu peixe, fale com o alguém mais experiente.

Ter um quário em casa significa ter um pedacinho do mar ou de um rio, por isso precisamos recriar a temperatura ideal do seu habitat natural para possibilitar o desenvolvimento dos peixes e outros animais que vivem em nosso aquário.

No inverno e em regiões de clima frio, o aquário deve possuir um sistema eficiente de aquecimento.

Ter um termostato ou sistema de medição que permita regular e controlar a temperatura interior do aquário é fundamental. Mas cuidado, os peixes também podem sofrer com o superaquecimento da água.

4) Alimente seus Peixes Corretamente

Muitos animais mudam seus hábitos alimentares durante o inverno, e os peixes não são uma exceção. Quando contamos com uma aquecimento adequado no aquário, a alimentação dos peixes deve ser realizada de duas a quatro vezes por dia.

Uma alimentação balanceada ajuda o sistema imunológico de seus peixes.

Se quiser se aprofundar sobre alimentação, criei um artigo explicando como alimentar seu peixe.

5) Procure Ajuda

Se você identificar algum problema com seus peixes, busque orientação de um especialista. Aqui no Aquaristz você pode deixar suas dúvidas no fórum, ou até mesmo mandar uma mensagem direta no meu perfil que irei ajuda-lo da melhor forma.

Conclusão

Quando se trata da saúde dos nossos peixes todo cuidado é pouco, já que não queremos perder nenhum membro do nosso aquário. É importante ficar atento e verificar esses pontos que abordamos aqui.

Qualquer variação brusca na qualidade ou na temperatura da água dos aquários, permite que algumas doenças mais comuns afetem seus peixes.

O ideal é que a temperatura do aquário fique sempre estável o ano inteiro, e não somente durante o inverno. É muito importante monitorar os parâmetros da água e a temperatura para que seus peixes possam permanecer saudáveis durante o inverno.

Se tiver alguma dúvida, coloque em algum dos nossos fóruns de discussão ou me mande uma mensagem direta através do meu perfil no Aquaristz.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Escreva seu comentário

©2024 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta