Barreleye: O Peixe de Cabeça Transparente

peixe-olhos-de-barril (Macropinna microstoma) com sua cabeça transparente

Parece obra de ficção científica, mas sim, existe um peixe que possui a cabeça transparente.

A natureza é mesmo maravilhosa, e a cada descoberta que a ciência faz, parece que estamos cada vez mais longe de conhecer tudo que o mundo nos proporciona.

Vamos conhecer mais sobre esse incrível Peixe de Cabeça Transparente.

Descoberta

O peixe Barreleye (Macropinna microstoma) é chamado dessa forma pois seus olhos possuem um formato tubular, lembrando um barril. Popularmente, muitas pessoas o chamam de Peixe de Cabeça Transparente devido sua cúpula protetora, onde é possível ver seus órgãos internos.

Publicidade

Também conhecido como peixe-olhos-de-barril e peixe fantasma, o Barreleye foi descoberto em 1939 pelo biólogo marinho Chapman, e é a única espécie de peixe pertencente à família Opisthoproctidae inserida no gênero Macropinna.

O peixe nunca foi fotografado vivo até 2004, e os cientistas não sabiam que ele possuia uma cabeça transparente.

Cabeça e Olhos

Desde a sua descoberta, os biólogos marinhos sabiam que seus olhos eram excelentes para captar luz apesar de terem um campo de visão muito estreito. Acreditava-se que os olhos eram fixos e que pareciam ter apenas uma “visão de túnel” de qualquer coisa que estava apenas acima de sua cabeça, ou seja, acreditava-se que o peixe só conseguia enxergar para cima.

Sua cabeça possui uma cúpula transparente e cheio de líquido que cobre o topo da cabeça do peixe protegendo os olhos. A cúpula protetora nunca havia sido descrita, uma vez que por ser frágil, sua estrutura era destruída nas redes de pesca na tentativa de traze-los para estudo.

Veja abaixo uma ilustração feita sem a cúpula:

Ilustração do peixe-olhos-de-barril

A ilustração ajuda no entendimento dos olhos tubulares. Esses tipos de olhos na verdade não são considerados grandes novidades, já que outros peixes de águas profundas possuem essa mesma característica.

Pesquisadores do MBARI (Monterey Bay Aquarium Research Institute) recentemente resolveram um mistério de quase meio século sobre o funcionamento dos olhos tubulares e da cabeça transparente do peixe Barreleye.

Bruce Robison e Kim Reisenbichler mostraram que os olhos podem girar dentro da cúpula transparente que cobre a cabeça do peixe, permitindo ter a visão de uma potencial presa, ou permitindo que gire para frente para ver o que está comendo, diferentemente do que acreditavam, que o peixe só poderia olhar para cima.

Se o peixe-olhos-de-barril não pudesse girar seus olhos, seria quase impossível poder se alimentar, já que não conseguiria olhar o que está a sua frente.

foto lateral do peixe-olhos-de-barril-barreleye-side mostrando os olhos verdes

Para se aprofundar nos estudos, os pesquisadores usaram um veículo operado remotamente, ou ROVs (remotely operated vehicles) em inglês. As câmeras do veículo basicamente mostraram os peixes quase que imóveis na água com olhos verdes brilhando com o reflexo da luz do veículo.

O vídeo do ROV também revelou uma característica anteriormente desconhecida desses peixes: seus olhos são cercados por uma cúpula transparente e cheio de líquido que cobre o topo da cabeça do peixe.

A cúpula transparente é dura e flexível, que se liga às escamas dorsal e medial atrás da cabeça e aos amplos e transparentes ossos sub-oculares que protegem os olhos lateralmente.

Publicidade

Robison e Reisenbichler tiveram sorte em uma das tentativas de trazer o peixe-olhos-de-barril vivo através da rede de pesca. Eles conseguiram coloca-lo em um aquário que havia dentro do navio, e puderam observar e confirmar o que já tinham visto no vídeo do ROV, que o peixe realmente conseguia girar os olhos conforme girava o corpo de uma posição horizontal para a vertical.

O que aconteceu com o peixe que eles colocaram no aquário do navio?

O peixe conseguiu sobreviver por algumas horas no aquário com o ambiente controlado.

Os olhos tubulares do peixe Barreleye são ultra-sensíveis. Possuem um fluído esverdiado que são capazes de capturar o menor fecho de luz nas profundezas dos oceanos. Acredita-se que o peixe consegue filtrar qualquer fecho de luz solar que chega no fundo do mar.

peixe-olhos-de-barril (Macropinna microstoma) com seus olhos verdes visto por cima

Muita gente confunde os olhos do peixe com os pequenos orifícios da frente, mas na verdade, os olhos do peixe ficam dentro da cúpula transparente (parte verde).

Boca, Narinas, Adaptações

Os peixes de águas profundas adaptaram-se ao seu ambiente escuro de várias formas surpreendentes. Várias espécies de peixes de águas profundas da família Opisthoproctidae são chamadas de “barreleyes” porque seus olhos são de forma tubular.

Os barrileyes normalmente vivem perto da profundidade onde a luz solar da superfície se desvanece para completa escuridão. Eles usam seus olhos tubulares ultra-sensíveis para procurar presas.

A boca do peixe Barreleye é muito pequena, com um focinho pontudo e sem dentes, sugerindo que é muito exigente quando se trata sobre a escolha da presa. A boca pequena não permite que o peixe coma presas grandes.

Os orifícios acima da boca que muita gente confunde com os olhos, na verdade são os órgãos olfativos do peixe, semelhantes às narinas humanas.

imagem frontal do peixe-olhos-de-barril mostrado sua boca e narinas

O corpo do peixe é marrom escuro com grandes barbatanas prateadas. Uma das adaptações mais incríveis do Peixe Barreleye é que eles têm barbatanas grandes e planas. Estas barbatanas permitem que os peixes permaneçam absolutamente imóveis em águas profundas.

Caçando

Os peixes Barreleye são predadores de emboscada. Eles permanecem imóveis na água a grandes profundidades e olham para cima. Seus olhos especialmente projetados lhes dão uma visão binocular.

Enquanto suas barbatanas permitem que eles permaneçam absolutamente imóveis, elas também foram projetadas para lhes dar a habilidade de manobras precisas no momento da caça.

vista lateral do peixe-olhos-de-barril (Macropinna microstoma)

Primeiro, seus olhos especialmente projetados, permitem que eles distingam claramente entre luz ambiente e luz bioluminescente de outros seres. Isso é possível devido ao alto número de células-bastonete que eles têm em seus olhos.

Em segundo lugar, quando a presa é localizada no alto, o peixe usa sua visão binocular para se aproximar da presa usando manobras precisas com o auxílio de suas barbatanas, movendo-se verticalmente para alcançar sua presa.

Os investigadores do MBARI, Bruce Robison and Kim Reisenbichler, observaram que quando uma presa de pequenas dimensões (como um pequeno peixe ou uma alforreca) é detectada, os olhos giram como binóculos, apontando para a frente enquanto ele roda o seu corpo de uma posição horizontal para vertical, para se alimentar. Robison especula que o peixe-olhos-de-barril rouba comida dos sifonóforos.

E quanto à picada que os tentáculos dos sifonóforos podem dar? Os cientistas acreditam que a cabeça transparente cheia de líquido protege os olhos do Barrileye das picadas e as barbatanas permitem que os peixes manobrem entre os tentáculos dos sifonóforos.

Dieta, Comportamento, Reprodução

Os cientistas constataram que o sistema digestivo desses peixes é grande, o que sugere que eles podem comer desde pequenos animais, incluindo o zooplâncton, até grandes medusas.

Os pesquisadores examinaram o estômago de 2 peixes capturados com a rede de pesca e encontraram restos de animais cnidários (um filo com mais de 10.000 espécies de animais) e medusas.

sifonóforos (Siphonophora) com seus tentáculos nadando no fundo do oceano
A “cabeça” do sifonóforo (à direita) puxa o animal através da água. Imagem: © 2001 MBARI

Os peixes Barreleye são criaturas solitárias. Eles não são sociais e normalmente ficam parados e imóveis, com os olhos voltados para cima examinando as presas.

O peixe-olhos-de-barril é considerado um desovador pelágico. Isso significa que as fêmeas põem ovos na água e os machos liberam espermatozóides na água.

Os ovos fertilizados são de natureza planctônica e são flutuantes. Eles flutuam em profundidades rasas e com as correntes. À medida que se tornam adultos, eles se movem gradualmente a camadas mais profundas do oceano.

Predadores, Habitat, Tamanho

Os cientistas ainda estão para descobrir se o peixe-olhos-de-barril tem predadores ou não. No entanto, como regra geral, toda criatura viva tem um predador e espera-se que até esse peixe tenha predadores. É apenas uma questão de tempo até os cientistas descobrirem.

Publicidade

O peixe-olhos-de-barril é um peixe de águas profundas. Geralmente é encontrado a uma profundidade entre 600 e 800 metros nos três principais oceanos do mundo: o Oceano Atlântico, o Oceano Pacífico e o Oceano Índico.

O peixe Barreleye não é muito grande. O tamanho médio é de cerca de 15 centímetros (6 polegadas) e a espécie pode crescer até 44 centímetros ou (17,3 polegadas).

Vídeo do peixe-olhos-de-barril Narrado por Bruce Robison

Conclusão

O Peixe de Cabeça Transparente ou peixe-olhos-de-barril é mais uma de tantos mistérios que a natureza nos reserva. Ainda tem muita coisa a ser estudada sobre esses seres que vivem nas profundezas e os pesquisadores esperam fazer mais pesquisas para descobrir se suas descobertas sobre o Macropinna microstoma também se aplicam a outros peixes de águas profundas com olhos tubulares.

As bizarras adaptações fisiológicas dos peixes Barreleye intrigaram os oceanógrafos por gerações, e foi apenas com o advento dos robôs submarinos modernos que os cientistas puderam observar esses animais em seu ambiente nativo e, assim, entender completamente como essas adaptações físicas os ajudam a sobreviver.

Se você gostou desse artigo, compartilhe clicando em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

Deixe seu comentário e faça parte dos nossos fóruns de discussões, tirando dúvidas e aprendendo sobre o peixe-olhos-de-barril e muito mais sobre aquarismo.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z


Referências

1 Comentário
  1. Solange-Martins 6 anos atrás

    Não é incrível o mundo marinho??… Tão curioso… esta sendo meu hobby favorito… sem contar que é muito educativo e relaxante… ????????????????????????????????????????

Escreva seu comentário

©2024 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta