Home Fóruns Artigos Artigos Aquário Água Doce A montagem do aquário

This topic contains 1 voice and has 0 resposta.
1 voice
0 resposta
  • Author
    Posts
  • #7921
    Romano
    Participante

    Escolhendo o local

    A escolha do local onde irá ficar o aquário é muito importante, pois uma vez montado não pode ser movimentado cheio de água, caso isso seja necessário o aquário deve ser inteiro desmontado. Antes de colocar o aquário sobre um móvel que não seja próprio para aquário, devemos verificar se o mesmo irá conseguir sustentá-lo, já que um litro pesa um quilo. Outra dica é a superfície do móvel ser totalmente plana e nivelada. Um aquário nunca deve receber luz solar direta ou mesmo muita claridade. Esse cuidado evita a proliferação excessiva de algas. Devemos ter perto do aquário uma tomada, pois os equipamentos do aquário necessitam de energia elétrica. De preferência a tomada deve ficar acima do nível da água do aquário, evitando assim que a tomada seja molhada durante uma manutenção.

    Montagem

    1. Antes de começar a montar o aquário, devemos observar se na parte de baixo do mesmo tem uma placa de isopor de pelo menos 1 centímetro de espessura a fim de corrigir diferenças na superfície do móvel e proteger melhor o vidro de baixo do aquário.

    2. Caso o aquarista optar pelo filtro de fundo, essa é à hora de colocá-lo, espalhe de forma uniforme cobrindo 85% do fundo do aquário

    3. Espalhe o cascalho de forma uniforme a fim de formar uma camada de pelo menos 4 centímetros de altura. A granolometria do cascalho deve ser entre 3 e 5 mm

    4. Agora é a hora de decorar o aquário, pedras, plantas e troncos são uma ótima opção. Devemos tomar cuidado ao fazer “tocas” no aquário, pois a mesma pode vir à ruim caindo em cima de um peixe, neste caso o recomendado é colar uma pedra na outra com silicone. A decoração é pessoal, mas isso não quer dizer que podemos colocar qualquer coisa dentro do aquário, cabe ao aquarista ter coerência nessa hora.

    5. Colocar os equipamentos: filtros, aquecedor, termômetro, mas ainda não devemos ligá-los, isso queimaria os mesmos, já que devem estar totalmente submersos antes de receberem energia elétrica.

    6. Colocar água até aproximadamente ¾ do volume total do aquário. Para evitar revolver todo o cascalho de fundo, recomendo direcionar a o fluxo de água sobre uma pedra ou tronco. Pela sua praticidade e composição química, a água da torneira é a mais indicada para ser usada em aquário, mas antes deve passar por um tratamento para a retirada do cloro e metais pesados.

    7. O primeiro passo para tratar a água é usar um anticloro. No mercado esse produto é encontrado com facilidade e com um preço bem acessível. Outro modo de neutralizar o cloro é colocar água em um balde usado somente para o aquário, e cobrir com um pano por 24 horas antes de ser introduzida no aquário.

    8. Agora vamos ao ph da água, um fator importante para os peixes, mas que muitas vezes passa despercebido pelos aquaristas. Um peixe de água ácida pode viver em um aquário de água ligeiramente alcalina e vice versa, mas essa mudança deve ser gradual, pois uma mudança brusca com certeza irá prejudicar o peixe, levando-o assim a morte. Mesmo com uma mudança gradual de ph o peixe dificilmente irá mostrar toda a sua beleza de cores em um ph que não corresponde ao seu no habitar natural. Existe no mercado produtos que corrigem o ph da água, tornando o assim um ambiente mais próximo para as características de seus peixes.

    9. Se o aquarista optar por plantas naturais agora é à hora de plantá-las. Mas antes devemos fazer um tratamento a fim de evitar a introdução de microorganismos indesejáveis, causadores de doenças. O tratamento deve ser realizado quando a planta ainda estiver no saco plástico. Para isso devemos adicionar uma colher de chá de sal grosso na água onde estão as plantas e deixar agir por 10 minutos ou usar um produto próprio para isso encontrado facilmente nas lojas de aquarismo. Feito isso devemos podar as plantas retirando as folhas amarelas e aparando as raízes.

    10. Complete o nível da água até cerca de 3 centímetros da borda.

    11. Colocar a tampa e instalar a luminária e ligar todos os equipamentos.

    Com o aquário montado sempre surge à dúvida de quando posso introduzir os peixes. Paciência é o principal segredo para se obter sucesso no mundo do aquarismo. O recomendado é esperar pelo menos uma semana (o ideal seria 1 mês) antes da introdução dos peixes no aquário, pois o equilíbrio biológico só é alcançado com o desenvolvimento da população de bactérias benéficas, necessárias para a filtragem biológica. Durante essa semana os equipamentos devem estar ligados e o aquarista deve medir o pH uma vez ao dia.

    A atenção na hora de montar o aquário é de suma importância, pois um aquário montado de forma errada dificilmente ira vingar. O investimento em equipamentos de boa qualidade é fundamental para o equilíbrio de seu aquário. Uma boa leitura também é muito importante, pois assim o aquarista já terá em mente o tipo de aquário que deseja montar.

You must be logged in to reply to this topic.

©2024 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta