Como Montar um Aquário Marinho?

A primeira escolha que você faz depois de decidir se tornar um aquarista, normalmente é a preocupação com o tamanho do aquário que irá começar para manter a sua pequena parte do oceano. A sua escolha terá grande impacto para o sucesso do seu aquário e nos tipos e tamanhos de animais marinhos que poderá manter.

Ao escolher um aquário, existem muitos fatores além de tamanho e custo. Alguns fatores de decisão incluem iluminação, tipos de filtragem, e talvez o mais importante de todos, a decisão sobre os tipos de organismos marinhos que você deseja manter. Embora o custo ainda seja um fator importante, o mesmo valor de investimento poderá comprar sistemas diferentes em design, funções e objetivos.

Recomendo para um iniciante, um aquário em torno de 80 L , porque é grande o suficiente para manter um número e variedade interessante de peixes, sendo econômico e de fácil manutenção.

Ao invés de fazer um post gigante mostrando passo a passo e tipos de equipamento que poderá utilizar, resolvi levantar os pontos mais importantes que devem ser questionados antes de fazer qualquer investimento. É muito importante refletir nesses pontos para que o hobbista não desperdice dinheiro e consequentemente desanime com o aquarismo por ter feito escolhas erradas.

Antes de começar

Se esse é seu primeiro aquário marinho, faça a si mesmo algumas perguntas básicas antes de você comprar ou montar seu primeiro aquário. Aqui vão algumas primeiras boas perguntas para começar:

  • Quais espécies eu quero manter?
  • Eu quero manter peixes marinhos exóticos ou vida marinha local?
  • Quero começar apenas com peixes, ou quero incluir corais e outros invertebrados?
  • Quanto eu quero gastar?
  • Devo começar com um aquário grande (porque aquários grandes são biologicamente mais estáveis) e mantenho até que eu saiba o que estou fazendo?
  • Ou quero começar com um tanque pequeno de 100 L ou menos (porque o investimento será menor), e só mudo para um aquário maior quando eu souber o que estou fazendo?
  • Devo customizar meu próprio sistema, ou devo comprar um sistema completo para iniciantes (O que normalmente as lojas de aquário fornecem como sugestão, sendo a opção mais econômica, mas normalmente você precisará adicionar alguns itens para completar o pacote para suprir as necessidades do seu aquário)?
  • Devo construir a filtragem do meu aquário para economizar, ou devo comprar um equipamento profissional?
  • Que tipo de filtragem preciso utilizar para a vida marinha que vou manter? Devo começar com as rochas naturais para uma filtragem biológica? Devo considerar o uso de um filtro Hang-On (Externo) ou talvez um Skimmer interno?
  • Devo considerar o uso do cascalho para uma filtragem biológica básica?
  • Devo ter um sistema de SUMP para dar conta da filtragem, Skimming, e outras funções fora do aquário (essa é a melhor solução de um ambiente aquático para peixes e invertebrados, mas não é a solução mais barata nem mais fácil.)?
  • Que tipo de iluminação devo ter? Iluminação fluorescente será o suficiente, ou preciso de uma iluminação com mais intensidade para o aquário Reef (Recife de corais).
  • Que outro tipo de equipamento vou precisar? Bomba Powerhead ou algum outro tipo de bomba para criar movimentos na água? Aquecedor? Kit de teste de água? Um hidrômetro/Refratômetro para medir a quantidade de sal na água?
  • Quantos espaço, dinheiro e tempo vou dedicar para o meu aquário marinho?

Essas são todas as perguntas importantes que você deverá fazer, e você é o único que terá as respostas. Mas antes de você tomar essas decisões, busque o máximo de informações possíveis. Leia tudo que puder, e troque informações com pessoas que tenham experiência no ramo. Não saia acreditando em tudo que lê e escuta, ou encontra online, porque existem muitas informações imprecisas nos dias de hoje.

Se você é iniciante, fiz um guia para iniciantes no aquarismo para que você tenha um norte por onde começar.

Veja Também

Conclusão

Os melhores hobbistas/aquaristas marinhos sempre pensam e fazem testes para achar as melhores técnicas que se adeque para eles. Procure por conselhos de pessoas que tem experiências na prática. As escolhas de equipamentos disponíveis, podem ser excitantes ou decepcionantes, mas a maioria dos novos aquaristas encontrará alguém em quem poderá confiar em seus conselhos ao montar/cuidar do seu aquário.

No Aquaristz, você irá encontrar muitas informações e dicas que irá lhe ajudar em sua jornada nesse mundo maravilhoso que é o aquarismo. Se tiver alguma dúvida, coloque em algum dos nossos fóruns de discussão ou me mande uma mensagem direta através do meu perfil no Aquaristz.

Aquaristz – Aquarismo de A a Z

0 Comentários

Escreva seu comentário

©2019 Aquaristz

Fale com a gente

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Envie-nos um e-mail e responderemos assim que possível.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account