2 voices
2 respostas
  • Author
    Posts
  • #7625
    Eduardo
    Participante

    Pessoal, tenho um aquário com vários paulistinhas, reparei que algumas fêmeas parecem estar prenhas, gostaria de saber como faço para reproduzir e manter os filhotes vivos?

    Vlw.

    #7632

    Bom dia Eduardo!

    No caso dos paulistinhas não vai precisar se preocupar com criadeira, os paulistinhas são ovíparos e a fecundação é externa, então a fêmea irá liberar os ovos e o macho irá em seguida fertilizá-los. Eles nascem rápido dentro de alguns dias, e dependendo do que tiver no aquário nem irá precisar se preocupar com os outros acabarem comendo os filhotes. É interessante depois que os filhotes nascerem, moer um pouco a ração de forma que fique quase pó para que eles se alimentem com mais facilidade.

    No geral Danios (Paulistinhas) e lebistes são peixes fáceis de conseguir a reprodução.

    Se quiser levar ainda mais sério a reprodução ou para vender ou trocar e com esse método vai ter ainda mais chances de sucesso. Vai fazer o seguinte:

    – Se tiver apenas um casal, irá separar eles, caso contrários separe 2 machos e 3 fêmeas em um aquário de pelo menos 30 litros.

    – Encha o fundo com bolinhas de gude, o objetivo disso é permitir que os ovos caiam entre os vãos das bolinhas e evitando que os pais os comam.

    – Utilize a mesma água do aquário onde eles estavam e enche esse aquário novo de reprodução.

    – Durante o acasalamento, irá notar o casal nadando rápido pelo aquário, o macho fará com que a fêmea libere os ovos para em seguida ele fertilizá-los.

    – Os ovos que vão ser mais pesados que a água, irá afundar e cair entre os vãos das bolinhas como mencionado acima, e pelo fato de serem bolinhas, mesmo que caia em cima das bolinhas de gude, acabam deslizando e caindo para o fundo do vidro que é o que queremos.

    – É interessante não deixar muita água no aquário, deixar de 15 a 20 centímetros de água pelo fato dos ovos caírem mais rápidos até o fundo sem que a fêmea os devore ainda em suspensão.

    – Após a fêmea desovar, retire o casal ou casais do aquário retornando eles para o aquário onde estavam, após 48h a 72h (varia dependendo da temperatura do aquário, quanto mais frio, mais pode demorar para nascerem) deve nascer os filhotes.

    – Para alimentação dos alevinos (Filhotes de peixe), você pode usar os seguintes itens: Náuplios de artêmia, rotíferos, dáfnia, gema de ovo cozido em pó, ração de flocos pulverizado (reduzido a pó) entre alguns outros, porém esses são os mais utilizados.

    – Com relação a alimentação alimente de 2 a 3 vezes por dia sempre tomando cuidado para não sujar muito a água, coloque apenas o necessário. Caso a água fique muito suja ou turva, faça uma troca da água e sifone restos de alimentos e compostos orgânicos que possa ter no fundo.

    Dentro de 2 ou 3 semanas terá uma diferença considerável no tamanho dos filhotes, conforme aumentam de tamanho, você aos poucos passa a alimentar-los com doses maiores ou alimentos maiores.

    Espero ter ajudado! qualquer dúvida só perguntar!

    Abraços!

    Raphael

    #7753
    Eduardo
    Participante

    Ok. Obrigado. Abs.

You must be logged in to reply to this topic.

©2024 Aquaristz

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Crie uma Conta